sábado, 26 de julho de 2014

A VIDA NOS CENTROS DE PESQUISA


A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) gerencia todas as pesquisas a respeito da radioatividade no Brasil. A Comissão trabalha para que o uso da tecnologia nuclear seja cada vez mais amplo e seguro, além disso, ela investe na tecnologia nuclear da medicina, da agricultura, da indústria e do meio ambiente. 

Diversos centro de pesquisa, localizados em universidades, estão interligados à CNEN:
- CDTN: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear;
- IEN: Instituto de Engenharia Nuclear;
- IRD: Instituto de Radioproteção e Dosimetria;
- CRCN: Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste;
-CRCN: Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste;
- IPEN: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
  
Uma das principais empresas relacionadas à CNEN é a CDTN, que está localizado no campus da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais. Tem como objetivo gerar benefícios para a sociedade, utilizando a pesquisa e o desenvolvimento na área de tecnologia nuclear. O centro possui cerca de cinquenta laboratórios de ensaios físicos e químicos, além de laboratórios de Irradiação Gama (veja o vídeo) e unidade de pesquisa e produção de radiofármacos. O CDTN ainda conta com o reator de pesquisas TRIGA (figura 1). As principais pesquisas do centro são a pesquisa de urânio em Araxá e pesquisas de irradiação Gama.
FIGURA 1. Reator de pesquisas TRIGA. Imagem retirada de http://2.bp.blogspot.com/-G9kMyoT3m8/UB7oN_wyT7I/AAAAAAAAAjQ/Eh-shixrym4/s1600/ATR.jpg . Acesso em 22/07/2014

Vídeo sobre laboratório de irradiação gama: http://www.youtube.com/watch?v=HQsFK0P1S6Q Acesso em 22/07/2014


Outra empresa ligada à CNEN é a IEN (figura 2), localizada no campus da UERJ, Rio de Janeiro. Desenvolve e produz equipamentos para radioproteção, medicina nuclear e pesquisa. Sua estrutura é composta por diversos laboratórios, incluindo o de Usabilidade e Confiabilidade Humana e a de Termo-Hidráulica Experimental, além de contas como reator Argonauta. O instituto tem como principais pesquisas: Aplicação da Tecnologia Nuclear na Indústria, Saúde e Meio Ambiente e Engenharia e Tecnologia de Reatores Nucleares.



FIGURA 2.Imagem aérea do IEN, imagem retirada de http://www.ien.gov.br/imagens/home_foto.jpg   Acesso em 22/07/2014 

Também vinculada à CNEN, o IPEN é um instituto localizado na cidade de São Paulo, no campus da USP. Tem como finalidade, a realização de pesquisas científicas e tecnológicas, o ensino e a geração de produtos e serviços. O instituto é constituído por três tipos de laboratórios, sendo eles: Laboratório para Cultura Celular (figura 3), Laboratório de Fermentação e um Laboratório de Retificação e Caracterização de Proteínas, além de um Biotério de Criação. Suas principais pesquisas são a radiografia com nêutrons, a tomografia computadorizada com nêutrons, a espectrometria de nêutrons e a análise por atração.
FIGURA 3.Laboratório para cultura celular do IPEN. Imagem retirada de https://www.ipen.br/conteudo/upload/200608221104520.cultura1.JPG   Acesso em 22/07/2014

Referencias bibliograficas:


PERGUNTAS:
1-Qual é a forma de organização do sistema de energia nuclear?

2-Quais são as finalidades dos centros de pesquisa? 

3-Qual a importância da radioatividade no comercio dos cristais?

4-Qual é a importância do CDTN para os avanços no uso da radioatividade na medicina?

Grupo 10:

Camila Nicola- 4
Diogo- 7
Julia Bastos- 22
Letícia Kamino- 26




9 comentários:

  1. O centros de pesquisas possuem diversas finalidades que variam entre os centros de pesquisa. O CDTN busca fazer pesquisas voltadas para o desenvolvimento na área de tecnologia nuclear, o IPEN tem como objetivo, a realização de pesquisas científicas e tecnológicas, o ensino e a geração de produtos e serviços. Portanto os centros de pesquisas são os responsaveis por fazer avanços com o uso da energia nuclear que permita a sua utilização para auxiliar qualquer setor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a resposta está certa, pois apresenta corretamente o que foi proposto na pergunta e está de acordo com elementos presentes no texto, além de apresentar uma linguagem química correta.

      Júlia Bastos- n° 22

      Excluir
  2. Gustavo Sales França - 11
    Questão 1:
    A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) gerencia todas as pesquisas a respeito da radioatividade no Brasil. Ela esta relacionada a vários outros centros de pesquisa como a CDTN localizada em Belo Horizonte, a IEN no Rio de Janeiro e o IPEN em São Paulo. Todos esses centros de pesquisa estão localizados em universidades. Que trabalham para que o uso da energia nuclear seja cada vez mais amplo e seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta está correta, pois os elementos presentes no texto necessários para a elaboração da resposta foram utilizados.
      -Camila Nicola n° 4

      Excluir
  3. Questão 4:

    A CDTN (Centro de Desenvolvimento dia Tecnologia Nuclear) tem como objetivo gerar benefícios através do desenvolvimento da tecnologia nuclear. O centro destaca-se também no que diz respeito a fármacos. O centro tem uma unidade de pesquisa e produção de radiofármacos que faz a produção e a comercialização do mesmo. Radiofármacos como o Fludesoxiglicose (18F) e o Fluoreto de sódio (18F) para realização de exames de tomografia por emissão de pósitrons (PET) são produzidos e comercializados pelo centro. Eles também focam na pesquisa e desenvolvimento de novos radiofármacos para diagnóstico e terapia, em colaboração com universidades e centros de pesquisa.

    Igor Vilaboim - 15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta é correta pois está de acordo com a proposta da pergunta e com as informações do texto. A resposta não apresenta erros em relação aos conceitos químicos.
      Letícia Kamino - n°26

      Excluir
  4. MASARU - 30
    TEMA: A VIDA NOS CENTROS DE PESQUISA
    QUESTÃO - 3:

    Determinados "cristais brutos e sem cor" passam por uma avaliação (NA SUA COMPOSIÇÃO QUÍMICA) e são selecionados para serem bombardeados com a radiação gama (A FONTE DESSA RADIAÇÃO É O COBALTO - 60). Os cristais são expostos a radiação por um período de 3 dias a 2 meses. Durante esse processo, a composição química dos cristais são alteradas, fazendo com que a cor mude e, consequentemente, o preço multiplique, aumentando o seu valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta correta, pois explicou a importância da radioatividade nos cristais, além de citar as transformações ocorridas com os cristais após a emissão de radiação.

      Excluir
  5. Luciane, a questão 1 saiu errada. A pergunta seria qual a função da CNEN na pesquisa da radioatividade

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.