sábado, 26 de julho de 2014

BATEU DE FRENTE, É GUERRA, EXPLOSÃO E BOMBA!

Aqui duas bombas se criam e se faz história”, disseram os EUA. Mas tem muito mais história por trás disso... O nêutron foi descoberto em 1932 e muitos cientistas se empenharam em saber mais sobre os fenômenos associados a ele. Em 1939, Albert Einstein informou o presidente dos Estados Unidos sobre a possibilidade de construção de uma bomba (figura 1) em cadeia de reação em urânio e plutônio, que poderia causar imensa destruição.
                                 
Figura 1. Estrutura de uma bomba em cadeia de reação em urânio. 
Fonte: http://cienciaxreligiao.blogspot.com.br/2007/07/bomba.html Acesso em 23 de julho de 2014

            Roosevelt se interessou pela proposta de Einstein e iniciou o Projeto Manhattan, uma operação ultrassecreta no estado do Novo México para a criação de um dispositivo nuclear. Em 1941, o interesse pelo projeto se acentuou após o ataque surpresa japonês à região de Pearl Harbor, nos EUA.
            Em 1945, os Estados Unidos organizaram o bombardeamento das cidades de Hiroshima (com a bomba “Little Boy”-Como mostrado na figura 2) e Nagasaki (com a bomba “Fat Man”), no Japão. Aproximadamente duzentas mil pessoas morreram nesses ataques. Milhares de pessoas, devido à radiação liberada, desenvolveram doenças graves e vários tipos de câncer. A radiação também pôde ser passada geneticamente, causando mutações.
A bomba atômica é uma arma explosiva que provém sua força de reações nucleares. Existem quatro tipos: de fissão, de fusão, de nêutrons e suja. Em todos os casos, são liberadas quantidades imensas de energia, considerando a quantidade minúscula de matéria.


Vídeo mostra a vista aérea de uma explosão de uma bomba atômica.

Atualmente, diversos países incentivam a não-proliferação de bombas atômicas e há, inclusive, um tratado criado em 1961 que abomina o envio destas. Mesmo assim, muitos se recusaram a assiná-lo e sete países já declararam publicamente ter arsenal nuclear: Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Israel, Paquistão, França e China.
Figura 2. Cidade de Hiroshima destruída após bombardeamento. Fonte: http://ousarlutar.blogspot.com.br/2014/03/a-exemplo-de-einstein-eminente-fisico.html Acesso em 23 de julho  de 2014


Resumo de acontecimentos (Figura 3) :
Figura 3. Linha do tempo fora de escala sobre alguns acontecimentos relacionados à bomba atômica.


Pega sua bomba e vai pra...



Referências bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_nuclear

PERGUNTAS
1. Qual foi o objetivo dos americanos em criar as bombas “Little boy” e “Fat Man”?
2. Que tipos de danos podem ser causados por bombas nucleares?
3. Qual foi a proposta de Einstein a Roosevelt?
4. Como é o funcionamento de uma bomba atômica?

9 comentários:

  1. 4. Como é o funcionamento de uma bomba atômica?

    A bomba atômica é uma arma explosiva que provém sua força de reações nucleares. Em todos os tipos de bomba (de fissão, de fusão, de nêutrons e suja), são liberadas quantidades imensas de energia, considerando a quantidade minúscula de matéria.
    Nas bombas de fissão nuclear (quebra do núcleo) ,quando o núcleo do átomo de urânio 235 é atingido velozmente por um nêutron em alta velocidade, ele se quebra em dois pedaços e lança mais nêutrons e porções de energia. Cada um dos nêutrons projetados pela quebra atinge outros núcleos de átomos de urânio, realizando novamente a quebra e gerando mais nêutrons e mais energia, e assim sucessivamente. 

    Uma bomba atômica também pode ser detonada mediante um processo de fusão nuclear. Com a combinação entre Hélio e Hidrogênio seus núcleos se fundem, o que os deixa extremamente poderosos e liberam muita energia, que vai para o ambiente, na explosão.

    (Há dados retirados da internet)

    Júlia Alves Stehmann – nº21 – Grupo 2 – 1ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta está correta, pois está de acordo com os elementos do texto e responde de forma completa o que foi perguntado.
      Carolina Cassese

      Excluir
  2. 3. Qual a proposta de Einstein a Roosevelt ?

    Einstein propôs a Roosevelt a possível construção de uma bomba, em cadeia de reação em urânio e plutonio, que poderia causar imensa destruição.

    Vitória Godinho Rausch - n°: 39 - Grupo 2 - 1A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta está correta, pois apresenta sucintamente a proposta de Albert Einstein a Franklin Roosevelt, considerando-se as informações citadas na postagem.
      Letícia Dufloth - n°25

      Excluir
    2. A resposta da questão 1:
      Albert Einstein informou o presidente dos Estados Unidos, Roosevelt, sobre a possibilidade de construção de uma bomba em cadeia de reação em urânio e plutônio, que poderia causar imensa destruição. Roosevelt se interessou pela proposta de Einstein e iniciou o Projeto Manhattan.
      -> A resposta está completamente correta, onde elementos do texto foram utilizados para aprimoramento dessa.
      Maria Luiza - N° 29- 1° A

      Excluir
  3. As bombas atômicas “Little Boy” e “Fat Man”lançadas após o ataque de Pearl Harbor nas cidades de Nagasaki e Hiroshima( as mais desenvolvidas industrialmente do Japão), foram projetadas pelos Estados Unidos, inicialmente com o objetivo de atacar a Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. Segunndo as fontes oficiais norte-americanas(divulgação pública), os EUA visavam interromper a guerra e salvar a vida de centenas de milhares de soldados. Mas estudos recentes revelam que a destruição tinha por objetivo impressionar os soviéticos, impedindo o avanço de suas tropas e marcando, na realidade, o início da guerra fria.
    Nome: Ana Clara Mariante Ferreira. Número: 1.

    ResponderExcluir
  4. 2. Que tipos de danos podem ser causados por bombas nucleares?
    Com a radiação liberada pela bomba nuclear, as pessoas atingidas pela bomba podem vir a ter doenças graves e vários tipos de câncer. Como a radiação pode passar hereditariamente ela pode vir a causar mutações genéticas nas pessoas. Além de causar danos às pessoas afetadas, ela também pode afetar ambientalmente o solo do local contaminando-o com a radioatividade, podendo interferir em plantações, na água dos lençóis freáticos, nos animais herbívoros, etc...
    (Há dados tirado da internet)
    Júlia Ferreira de Oliveira
    1ºA – Nº23

    ResponderExcluir
  5. Pergunta 1: Os americanos tinham o objetivo de terminar de vez a segunda guerra mundial ao bombardear o Japão com as duas bombas.Mostrando assim a soberania tecnológica americana e forçando os japoneses a se renderem
    João Arthur 17

    ResponderExcluir
  6. Gustavo Mendoça nº 10
    Correção
    Pergunta Nº1: Ana Clara Mariante Ferreira e João Arthur Vidal: Ambas as respostas estão corretas.A resposta da Ana clara não precisa de observações e está bem clara. A resposta do João Arthur,apesar de muito boa, faltou um pouco do contexto do texto, como:
    Objetivo inicial e consequencia (respectivamente :Bombardear a Alemanha Nazista durante a segunda guerra e o fato de ter salvado milhares de vidas).

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.