sábado, 26 de julho de 2014

RADIOATIVIDADE NA MEDICINA


                A radiação emitida por radioisótopos tem o poder de atravessar a matéria e, dependendo de sua energia, podem ser detectados por aparelhos adequados. Essa característica da radiação possibilita seu uso na medicina. Portanto, a medicina nuclear é a especialidade que se ocupa do diagnóstico, tratamento e investigação médica mediante o uso de radioisótopos.         

                Posteriormente ao casal Curie, que foram os primeiros a usar a radiação para destruir células cancerosas, foram utilizados outros materiais que possuem maior eficiência. A radioterapia é capaz de destruir células tumorais empregando feixes de radiação ionizante. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, levando em conta o volume do tumor, tipo, material radioativo a ser utilizado dentre outros fatores. Buscando erradicar todas as células tumorais, com menor dano possível às células normais.
Reportagem do Jornal Nacional sobre hospital nos EUA:
Figura 1. Aparelho utilizado em radioterapia. Fonte: http://isoncologia.com.br/wp-content/uploads/2011/10/post-RADIOTERAPIA.jpg  
Acesso em 20 de julho de 2014

                Radiofármacos são medicamentos marcados com material radioativo, adquirindo funções diferentes às do fármaco convencional. Estes medicamentos auxiliam o médico a descoberta de novas doenças e tumores ou mal funcionamento do organismo.


Figura 2. Radiofármaco sendo manipulado na universidade de Coimbra. Fonte:http://mediaserver2.rr.pt/newrr/radiofarmaco-universidade_de_coimbra33251e56_400x225.jpg
Acesso em 20 de julho de 2014

                       O estudo anatômico do corpo humano é de extrema importância para a medicina, ela abrange desde a descoberta de estruturas e sistemas até a observação do comportamento das mesmas. Radiodiagnósticos são as técnicas que permitem a observação do organismo da forma menos invasiva possível, para análise posterior.
Vídeo sobre diagnósticos por imagem:https://www.youtube.com/watch?v=kycJTRoo48U
                                  A radioatividade foi sempre vista pela sociedade como um vilão, porém, se corretamente utilizada, a radioatividade pode ser uma ferramenta essencial para salvar vidas.
Referências bibliográficas:



PERGUNTAS

1. Quais são os benefícios da radioatividade na medicina?
2. Porque é possível o uso do Iodo -131 no diagnóstico e tratamento de doenças tireoidianas?
3. Como funciona o processo da radioterapia?
4. Como são realizados os radiodiagnósticos? 

Grupo:
Gustavo Sales - 11
Igor Matheus- 15
Juan Neyder- 20
Masaru Kando-30

Primeiro ano A

6 comentários:

  1. Raul de Araujo Cirne nº 37
    Questão 1.
    A radioterapia é capaz de destruir células tumorais sem causar muitos danos às células normais. Além disso, os radiofármacos, que são medicamentos com material radioativo, ajudam na descoberta de novas doenças e tumores ou mal funcionamento do organismo. Também podemos ressaltar que, através do radiodiagnostico é possível a observação de um organismo de forma menos invasiva. Portanto, são esse os benefícios trazidos pelo uso da radioatividade na medicina.

    ResponderExcluir
  2. Rajan Barcelos nº 35
    Questão 4.
    Os radiodiagnósticos são realizados através do estudo anatômico do corpo humano.Com isso, é permitida a observação do organismo da forma menos invasiva possível.

    ResponderExcluir
  3. Luis Filipe Tupy número:28
    Questão 3
    A radioterapia funciona basicamente, destruindo as células tumorais e empregando feixes de radiação ionizante. A partir disso,uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, levando em conta o volume do tumor, tipo, material radioativo a ser utilizado dentre outros fatores. Buscando erradicar todas as células tumorais, com menor dano possível às células normais.

    ResponderExcluir
  4. Pedro Morais de Sá Rabelo Corrêa n°34
    Questão 2.
    É possível o uso do Iodo - 131 no diagnóstico e nos tratamentos das doenças tireoidianas, ou também conhecida como radioterapia, pois o mesmo tem como finalidade: remover restos de tireoide do pescoço após a cirurgia e no caso de reaparecimento do tumor no pescoço ou em outras regiões do corpo. O Iodo - 131 no corpo age sobre as células tireoidianas, eliminando-as. Após um curto período de tempo, a radiação é eliminada pelo corpo pela urina, tornando viável o seu uso na medicina e sem danos ao paciente.

    ResponderExcluir
  5. Questão 1. Resposta muito boa. Apresentou os benefícios de cada campo da medicina que utiliza da radioatividade, porém foi muito superficial, poderia aprofundar mais nas vantagns que a radioatividade aliada da medicina consegue proporcionar para os médicos e pacientes.
    -Corrigido por Juan neyder


    Questão 2. Está quase totalmente correta, apenas faltou falar que a tireoide é a unica parte do corpo que absorve o iodo.
    -Corrigido por Gustavo Sales

    Questão 4. Sua resposta descreve a definição de radiodiagnósticos e não como são realizados. Sua resposta ficaria correta, caso você assistisse a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kycJTRoo48U , que descreve os procedimentos de como são realizados os radiodiagnósticos, por exemplo, os RAIOS - X e a RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, como está indicado no vídeo.

    -Corrigido por Masaru Kando

    ResponderExcluir
  6. Questão 3.A resposta da questão está correta. Ele explicou como é feito a dosagem da radiação e para que ela é usada. Deixou claro como age a radiação proveniente da radioterapia.

    - Corrigido por Igor Vilaboim

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.