sábado, 26 de julho de 2014

TERREMOTO NO NÚCLEO

O Japão está localizado em uma área de choque de placas tectônicas conhecida como “Circulo de Fogo” (imagem 1), o que causa muitos terremotos na região (imagem 2), como o de 11 de março de 2011. O terremoto de 8,9 graus na escala Richter causou um tsunami, que acabou atingindo a usina de Fukushima.

Imagem 1 : Localização geográfica do Japão. Acesso em 22/07/2014  http://pensargeo.files.wordpress.com/2011/03/placas.jpg



Imagem 2: Detalhe da placa tectônica que o Japão se encontra. Acesso em 22/07/2014  http://pensargeo.files.wordpress.com/2011/03/japao_placas.jpg

Quando o terremoto começou, os geradores de água pararam de funcionar e os de emergência foram ligados, porem quando a onda atingiu a usina, esses pararam de funcionar. Então o reator nuclear começou a superaquecer, pois mesmo estando desativado havia fissão nuclear (veja o vídeo). A explosão (imagem 3) aconteceu devido a reação de decomposição da água (2H2O → 2H2 + O2) utilizada para acelerar o processo de resfriamento do reator. Nesta reação há hidrogênio, substância altamente inflamável. Com a explosão, grande parte da usina foi afetada liberando o vazamento de plutônio radioativo no mar.



Imagem 3: Reatores e geradores da usina. Acesso em 22/07/2014 http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/imagens/ArosadeFukushima02.jpg

                                             
Imagem 4: Como funciona uma usina nuclear? Acesso em 22/07/2014
                                                    http://super.abril.com.br/imagem/usina-nuclear-super.jpg

O acidente nuclear emitiu 14 mil vezes mais radiação que a bomba de Hiroshima, deslocou 270 mil pessoas e o vazamento do material radioativo causou mais de 18.500 mortes. Foram exigidos do governo tanto medidas imediatas como de longo prazo, para garantir o bem estar da população e a reconstrução das áreas devastadas. Mesmo assim o acidente afetou a agricultura, pecuária e  pesca do país, além do comércio exterior do Japão, que teve que importar combustível para suprir a perda de energia nuclear.
O acidente na usina de Fukushima é o pior desde a catástrofe de Chernobyl, em 1986 e os níveis de Césio-134 na água do mar chegaram a 150 vezes o nível máximo permitido, assim como o de Césio-137 que atingiu 200 vezes mais.
Em Agosto de 2013 verificaram-se vários vazamentos de material radioativo e possibilidade de contaminação do Oceano Pacifico, colocando o complexo nuclear em emergência. A Tepco (companhia distribuidora de energia elétrica que serve Tóquio e seus arredores. É a maior empresa do setor no Japão) tem trabalhado com o governo numa solução que consiste em congelar o solo ao redor dos reatores, para impedir a saída de água radioativa e contaminação da água limpa. Seria necessário fazer perfurações no solo e injetar um fluido refrigerante em um perímetro de 1,4km, o que custaria cerca de 310 milhões de dólares.

  • Perguntas:
  • 1. Qual é a reação de decomposição da água e como ela ocorre?
  • 2. Por que é difícil controlar a Radiação?
  • 3. Por que a substância radioativa muda ao passar do tempo?
  • 4. Por que o governo quer congelar o solo para resolver o problema?



Alunos: Jade nascentes - 16
Luanna Fuchs - 27
Natália Cardoso – 31
Pedro generoso - 33

5 comentários:

  1. 4) O governo quer congelar o solo, pois com isso irão impedir a dispersão da agua radioativa, e a contaminação da agua limpa.
    Camila Brostel Angelo-3

    ResponderExcluir
  2. questao 1_ A reação de decomposição da água (2H2O → 2H2 + O2) ocorre pela divisão do reagente em duas ou mais substâncias de estruturas simples (formadas por um único tipo de elemento). E ela é utilizada para acelerar o processo de resfriamento do reator nuclear de uma usina.

    Débora Oliveira - nº6
    grupo 9

    ResponderExcluir
  3. Correção da questão 4: parcialmente correta. Foi mencionado que o congelamento vai evitar que a radioatividade se espalhe, porém não é falado como isso é possível. É possível pois a água é congelada, entrando assim em estado solido, não havendo expansão dessa água para o resto do oceano.
    Luanna Campolina Fuchs Amaral n27

    ResponderExcluir
  4. resposta incompleta, pois aponta só o objetivo do governo japonês de manter a agua potável e evitar a contaminação,mas não relata sobre a própria contaminação do solo podendo afetar produtos agriculas e a vegetação.

    ResponderExcluir
  5. luciane corrigir a questao numero 4 mas nao me indentifiquei.
    pedro generoso n 33

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.