sábado, 26 de julho de 2014

Brasil em αlfa

    As usinas nucleares são uma das principais fontes de energia. Porém, no Brasil há apenas três: Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (em construção), que fazem parte da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada as margens da rodovia BR-101, na praia de Itaorna, Angra dos Reis, Rio de Janeiro (figuras 1 e 2). Além disso, está equidistante dos três grandes centros consumidores: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. 

Figura 1. Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto
Figura 2. Localização da Central Nuclear.
    
   Todas as usinas brasileiras são do tipo “PWR” (reator de água pressurizada), em que ocorre a fissão dos átomos de urânio liberando energia que aquece a água – 320°, mantido sobre alta pressão. Essa água aquece a água do sistema seguinte, que vira vapor, que em seguida movimenta uma turbina acionando o gerador elétrico. Logo, esse vapor é condensado por águas do mar (3º circuito). A existência de circuitos independentes impede o contato das demais águas com a que passou no reator ( figura 3).


Figura 3. Animação do funcionamento da usina.

   A responsável pelo controle da geração energética nuclear é a Eletrobrás Eletronuclear, empresa subsidiaria da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Essa companhia é responsável pela produção de 30% da eletricidade consumida no Estado do Rio de Janeiro. Esse percentual está preste a aumentar com a inauguração da Angra 3.
   
  Sendo atualmente uma das principais fontes produtoras de energia, a geração núcleo-elétrica é um fator muito discutido atualmente. Ela apresenta diversas possibilidades de utilização, mas também grandes risos (vide quadro):


   Embora pouco explorada no país, a energia nuclear é uma alternativa alfa para a produção de energia no Brasil, visto que o país está preso a fontes energéticas de grande impacto ambiental.

Vídeo explicativo:



Referências bibliográficas:


    Vídeo:     


   Imagens
1.    Disponível em : http://www.coladaweb.com/files/angra2.JPG Acesso em : 05/07/2014
2.    Disponível em : http://inacreditavel.com.br/imagens/localizacao.jpg Acesso em : 05/07/2014
3.    Disponível em : http://static.hsw.com.br/gif/usina-nuclear-angra-3.gif Acesso em : 05/07/2014

     


Perguntas:

  1)    Você acha que deveriam ser implantadas mais usinas nucleares no país? Justifique a partir de elementos do texto.
  2)    Descreva o funcionamento das usinas nucleares brasileiras.
  3)    Justifique a localização das usinas tendo em base as suas necessidades.
  4)    Qual a importância dos 3 circuitos de água independentes no mecanismo da usina?
                                           
Grupo 2:
  • Ana Clara Mariante Ferreira - nº01
  • Júlia Alves Stehmann - nº21
  • Júlia Ferreira - nº23
  • Vitória Godinho Rausch - nº39

8 comentários:

  1. Maria Luíza nº 29
    Questão 1:
    Na atual condição do Brasil, implantar novas usinas nucleares não seria uma boa ideia, temos como base disso a grande quantidade de água que é utilizada no processo de fabricação de energia,sabendo que essa não poderá ser reutilizada, temos um outro favor contra que é a grande quantidade de radiação que é produzida também, onde essa fica no local por muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 1 : Pergunta pessoal - Uma vez que as instalações das usinas nucleares no Brasil possui pontos negativos e positivos,o aluno disse seu ponto de vista e argumentou de forma lógica de acordo com elementos do texto.
      Ana Clara Mariante - 01
      Júlia Alves - 21
      Júlia Ferreira - 23
      Vitória Godinho - 39.
      Grupo 2

      Excluir
  2. Questão 3:
    As usinas Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (esta, em construção), estão localizadas relativamente próximas aos principais centros consumidores do sistema elétrico brasileiro: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, o fato de estarem perto do mar é uma grande vantagem no caso de vazamento de material radioativo.
    Letícia Dufloth - n°25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 3 : Resposta correta - O aluno deve dizer que a localização das usinas deve ser perto do mar ( para caso de vazamento ) e também próximo aos principais consumidores de energia brasileiros ( São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte ).
      Conclusão : Aluno respondeu corretamente e utilizou argumentos do texto.
      Ana Clara Mariante - 01
      Júlia Alves - 21
      Júlia Ferreira - 23
      Vitória Godinho - 39.
      Grupo 2

      Excluir
  3. Gustavo Mendonça nº10
    Questão 4:
    A água absorve a energia liberada na fissão de urânio, depois é mantida em alta pressão para ser usada para aquecer a água do sistema seguinte,que vira vapor, que em seguida movimenta uma turbina acionando o gerador elétrico. Logo esse vapor é condensado por águas do mar. A existencia de circuitos independentes impede o contato com as demais águas com que o reator interagiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 4 - Feita por Gustavo Mendonça - resposta correta - para explicar o motivo de ter 3 circuitos de agua independentes era necessario falar que eles impedem o contato das demais águas com a que passou no reator citando a utilidade das aguas no sistema. Portando a resposta se encontra corretamente de acordo com o texto.
      Ana Clara Mariante - 01
      Julia Alves - 21
      Julia Ferreira - 23
      Vitoria Godinho - 39

      Excluir
  4. QUESTAO 03 , respondendo o grupo "Brasil em Alfa"


    As usinas nucleares do Brasil são do tipo PWR (reator de água pressurizada) e nela ocorre a fissão dos átomos de urânio. Os circuitos desse processo são independentes. Essa fissão libera uma energia que irá aquecer a água. A água do sistema seguinte também é aquecida, e vira vapor, fazendo com que o gerador elétrico seja acionado por uma turbina.
    Assim, o vapor será condensado pelas árguas do mar. A empresa responsável pela geração de energia no Brasil é a Eletrobás Eletronuclear.

    Carolina Cassese -1A
    Do grupo da Bomba Atômica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 2 - feita por Carolina Cassese - resposta correta - Nessa questão é necessario levar em conta que no funcionamento da usina nulclesr no brasil, existem circuitos independentes, é necessario também citar o funcionamento de cada circuito. Portanto a aluna citou corretamente os topicos necessarios tornando a resposta correta, retirando elementos do texto.
      Ana Clara Mariante - 01
      Julia Alves - 21
      Julia Ferreira - 23
      Vitoria Godinho - 39
      Grupo 2

      Excluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.