sábado, 26 de julho de 2014

DATAÇÃO POR CARBONO 14

    O carbono-14 é um isótopo radioativo do elemento carbono (C). Isso significa que esse material é uma variação radioativa do carbono, que é um dos elementos mais presentes no ar em que respiramos. Ele é formado nas camadas superiores da atmosfera, onde átomos de nitrogênio-14 entram em contato com nêutrons dos raios cósmicos (raios solares). Esse processo pode ser representado pela seguinte equação química: ( 7N14 + 0n1  6C14 + 1H1 ).      
  

Figura 1. Esse esquema representa a origem do carbono-14, e como ele chega ao organismo dos seres vivos.

  A partir disso, esse carbono é absorvido pelas plantas (seres autótrofos), ficando em seu material orgânico. Os animais heterótrofos, inclusive o ser humano, ao se alimentar desses vegetais absorvem o carbono-14.
   Esse material permanece no tecido orgânico por até 70 mil anos, e sua quantidade, após a morte do ser vivo, vai diminuindo com o passar do tempo. Essa característica do radiocarbono permite que arqueólogos trabalhem com o método de datação, que consiste na determinação da idade de certo organismo através da quantidade de carbono-14 presente nele. Portanto, quanto menor é a quantidade de desse material encontrada na amostra mais antiga ela é, e quanto mais antiga for a relíquia, maior será seu valor para a arqueologia .



Figura 2. Esse gráfico representa o decaimento da quantidade de carbono-14 presente no tecido orgânico morto, com o passar dos anos.

   A descoberta da datação do carbono-14 foi feita pelo norte-americano Willard Frank Libby, em 1947. Isso fez com que ele recebesse o prêmio Nobel de química, o que proporcionou para a comunidade cientifica da época um grande avanço na análise de fósseis.


                         Figura 3. Willard Libby trabalhando na descoberta da datação do Carbono-14.


Referências Bibliográficas:

pt.wikipedia.org/wiki/Carbono-14

www.mundoeducacao.com/fisica/datacao-carbono-14.htm

www.brasilescola.com › Química › Química Nuclear


                      PERGUNTAS SOBRE A DATAÇÃO DO CARBONO-14





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.