sábado, 26 de julho de 2014

O PESADELO DE GOIÂNIA

 
Figura 1. Máquina usada em radioterapia. (1)
     
 Após um tempo, devido à grande capacidade de espalhamento da radioatividade do césio-137, a cidade estava contaminada com a radioatividade. As pessoas apresentavam sintomas como diarréia, náusea e tontura. Médicos então começaram a desconfiar de uma intoxicação radioativa que mais tarde foi confirmada por especialistas. O acidente nuclear foi classificado como de nível 5 (com conseqüências de longo alcance) gerando 3500m² de lixo radioativo (figura 2).
     

Figura 2. Lixo radioativo sendo coletado 
     Devido às conseqüências foram criadas instituições como a Fundação Leide das Neves Ferreira que cuidava e monitorava 975 pessoas que foram contaminadas. Houve também o processo. Houve também o processo de descontaminação na qual os contaminados passavam por banhos de água, sabão, vinagre e azul de Prússia (figura 3).
Figura 3. Azul de Prússia
     

     











      Devido ao grande poder destrutivo de radiação, os imóveis locais sofreram uma enorme desvalorização, e pessoas de fora da cidade ficaram com medo de visitar a cidade ou ter contato com seus moradores. Isso gerou um preconceito que durou alguns anos até que a situação voltou ao normal.
     Acidentes como esse poderiam ser evitados através de medidas simples como conscientizar a população sobre materiais radioativos e seus perigos. Clínicas médicas devem também ter mais cuidado na hora de descartar materiais radioativos.

Perguntas:
1)      Comente sobre a infraestrutura do Brasil em relação ao tratamento de contaminações por radiação.
2)      Cite duas consequências do acidente com o Césio-137
3)      O que poderia ser feito para evitar acidentes radiológicos como o de Goiânia?
4)      Explique o motivo da radiação emitida pelo césio-137 ter se espalhado rapidamente.

Fontes(figuras):

Figura 2(Lixo radioativo sendo coletado), disponível em:   http://gazeta24horas.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/09/1.jpg
Acesso em 22/07/2014

Acesso em 22/07/2014

Outras Fontes:



http://www.mundoeducacao.com/quimica/cesio-137.htm Acesso em 22/07/2014 Acesso em 22/07/2014


9 comentários:

  1. Questão 1:

    A infraestrutura no Brasil na época do acidente quanto ao tratamento de contaminações por radiação era bastante precário. O alerta de contaminação foi dado muito tempo depois de várias pessoas serem contaminadas com a radiação do Césio- 137. Sendo assim, 112.800 pessoas contaminadas e 4 delas foram vítimas fatais, o que demonstra a ineficiência dos órgãos brasileiros quanto à contaminação por radiação.

    Rodrigo Drummond - nº38 turma A

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Cunha Kubitschek Prates - Nº: 9- Turma: A - Turno: Tarde-- 1°ano EM

    Resposta da pergunta de número 3:
    Acidentes envolvendo radiação poderiam ser evitados a partir de medidas simples, como conscientizar e informar previamente à população sobre os materiais radioativos (suas consequências, perigos, benefícios, o como é usado, etc). Com respeito ao acidente de Goiânia, este pode ser considerado uma aprendizagem para as clinicas médicas. Ou seja, para que o desastre não aconteça outra vez, os hospitais, nesse caso, deverão tomar mais cuidado na hora de descartar materiais radioativos.

    ResponderExcluir
  3. Questao 4: A radiaçao emitida pelo cesio-137 se espalhou rapidamente pois o cesio-137 tem grande capacidade de espalhamento radioativo.Com isso, apos um curto periodo parte da cidade ja estava contaminada.

    Henrique Sotomayor (13) turma A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta está correta, pois está de acordo com as informações do texto e os conceitos químicos estão corretos

      Excluir
  4. Nome:Arthur Moura Correia NÙMERO:2 Turma: 1A
    Resposta da questão 2: Uma das consequências do acidente foi o armazenamento de cerca de 6000 toneladas de lixo tóxico que está armazenado em um depósito revestido por concreto e aço . Outra consequência foi a desvalorização dos imóveis no espaço urbano próximos ao local do desastre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta está correta, pois atende aquilo que foi pedido e está de acordo com as informações no texto.

      Excluir
    2. A resposta esta correta, todas as informações estão de acordo com o que foi escrito no texto.

      Nicolas-32

      Excluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.