sábado, 26 de julho de 2014

ERA SOL QUE ME FALTAVA

FONTE: http://goo.gl/beXgZG
A radioatividade é a emissão espontânea de partículas e/ou radiações de núcleos instáveis de átomos. Esse fenômeno origina outros elementos químicos, que podem (ou não) ter núcleos estáveis. O núcleo instável emite radiação até se tornar estável. Mas como algo tão complexo foi descoberto?
FONTE: http://goo.gl/7vRQap
Tudo começou em 1985, quando o físico alemão Wilhelm Röentgen (1845 – 1923) descobriu um fenômeno que foi nomeado raios-x, por meio de um experimento com descargas elétricas em um tubo de gás rarefeito. Sem saber muito sobre o assunto, o físico francês Henri Becquerel (imagem 2) foi, um ano mais tarde, fazer experimentos para obter mais informações sobre o assunto. Becquerel acreditava que, após expor alguma substância fluorescente à luz solar, o material absorveria essa energia e, eventualmente, liberaria raios-x. Um dia, no entanto, guardou uma pedra de urânio junto de uma chapa fotográfica em uma gaveta e, dois dias depois, percebeu que a chapa foi manchada pela pedra. Esse fato levou-o a concluir que a radiação não era um efeito da luz, mas sim, propriedade de alguns elementos como o urânio.
"Pierre e Marie Curie em seu
primeiro laboratório"
FONTE: http://goo.gl/jpYsBa
O fato de o urânio emitir continuamente radiação penetrante, semelhante aos raios-x, sem auxílio de luz, calor ou qualquer outro fator externo, foi um mistério fascinante no fim do século passado. Essa descoberta intrigou vários cientistas. Dentre eles se destacaram Maria Sklodowska e seu marido Pierre Curie. O casal estudou a radioatividade e descobriu que o elemento Tório também emitia os raios. Ao realizar a decomposição de um minério de urânio, também descobriram a existência de dois novos materiais bem mais radioativos, que foram colocados em uma câmara de ionização entre duas placas elétricas. Após os testes descobriram dois novos elementos radioativos. Um deles recebeu o nome de polônio, em homenagem à Polônia, pátria de Marie Curie. O outro recebeu o nome de rádio, devido à intensa radiação que emitia. 


Marie Curie ao nascer foi nomeada Maria Sklodowska, mas teve seu nome mudado após seu casamento com Pierre Curie, que futuramente se tornaria também seu parceiro de pesquisa. Ela nasceu em Varsóvia em 7 de Novembro de 1867,teve uma vida árdua, marcada pelo declínio do poder monetário de sua família quando nova e a morte da sua mãe aos 12 anos. Educou-se em pequenas escolas da região, obtendo um nível básico de formação científica com seu pai, que era professor de física e matemática. Impedida de prosseguir com a sua educação de nível superior devido ao fato de ser mulher, ela e a irmã Bronislawa se envolveram com a Universidade volante, uma instituição de ensino clandestina com um currículo pró-Polônia que desafiava as autoridades russas e admitia mulheres. Mas só em 1890 que começou a receber seu treinamento científico prático no laboratório de química no Museu da Indústria e Agricultura na Krakowskie Przedmiescie 66. No final de 1891 mudou para Paris, onde prosseguiu os estudos da física, matemática e química na Universidade de Paris. Ao concluir uma gradação em física começou a trabalhar no laboratório industrial do Professor Gabriel Lippmann. Enquanto isso, continuou com os estudos e com a ajuda de uma bolsa de estudos conseguiu uma segunda graduação em 1894.Anos depois Madame e seu marido, descobriram que, além do urânio, outro elemento conhecido , o tório, também emitia os misteriosos raios. Começaram, então, a suspeitar da existência de elementos radioativos desconhecidos. O método de estudo não foi fotográfico e sim com o uso de uma câmara de ionização, observando-se a corrente elétrica produzida, no ar, entre duas placas eletrizadas, quando se colocava um material que emitia radiações entre as placas. Esse método de estudos era mais seguro do do que o uso de chapas fotográficas, já que estas, como vimos, podem ser afetadas por muitos tipos de influências diferentes. Em julho do mesmo ano, com ajuda do marido, físico francês de renome Pierre Curie, descobriu um novo elemento que chamou de polônio. Alguns meses depois ambos descobriram um elemento ainda mais radioativo ao qual deram o nome de rádio. Para saber mais sobre Marie, assista o vídeo abaixo:


Referências bibliográficas: 

PERGUNTAS: 

1          1-    Por que Becquerel não acreditava que o urânio poderia manchar uma chapa fotográfica quando estava na gaveta?
2            2-    Após a emissão de radiação, um elemento químico pode continuar instável? Justifique sua resposta.
3            3-    Por que o elemento o rádio recebeu esse nome?
4            4-    Qual foi o método utilizado pelos Curie para descobrir os novos elementos radioativos?

          Grupo 1 - A descoberta da radioatividade e as contribuições de Madame Curie e Becquerel.

g
          Giovanna Penna...........Nº 8
          Gustavo Cesário..........Nº 12
          Larissa Gabriela...........Nº 24
          Raphael Duarte............Nº 36

g

9 comentários:

  1. Questão 3:
    O elemento rádio recebeu esse nome devido a intensa radiação que é capaz de emitir.

    Júlia Bastos- n° 22 Turma A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta Correta
      Foi informada a correta origem do nome do elemento.
      GABARITO: O elemento rádio recebeu esse nome por ser o elemento mais radioativo da tabela periódica.

      Excluir
    2. Resposta correta.
      Após descobrir um novo elemento,eles o nomearam rádio, devido à intensa radiação que emitia.

      Excluir
    3. Questão 3:
      O elemento rádio recebeu esse nome devido a intensa radiação que é capaz de emitir.

      Júlia Bastos- n° 22 Turma A

      Resposta : correta
      Ao descobrir um novo elemento eles o nomearam rádio, devido à intensa radiação que emitia.
      Giovanna-nº8

      Excluir
  2. QUESTÃO 1
    Becquerel acreditava que ao expor alguma substancia fluorescente à luminosidade do sol, o material absorveria energia e liberaria raios-x. Como dentro da gaveta o urânio não receberia luz solar, para o físico nada aconteceria com a pedra ou mesmo com a chapa fotográfica (que também estava dentro da gaveta). Após o incidente que fez com que sua chapa ficasse manchada pelo urânio, Becquerel concluiu que a radiação não era um efeito da luz e sim a propriedade de alguns elementos.
    Letícia Kamino - n°26

    ResponderExcluir
  3. Questão 2 :

    Após a emissão de radiação, um elemento químico pode gerar outros elementos que podem,ou não, ter núcleos instáveis.Porém, esses elementos gerados sofrerão radiação até que os mesmos se tornem estáveis.
    Diogo Guerra - Nº 07 Turma : A

    ResponderExcluir
  4. Questão 4-Os Curie fizeram o uso de uma câmara de ionização, observando-se a corrente elétrica produzida, no ar, entre duas placas eletrizadas, quando se colocava um material que emitia radiações entre as placas. Esse método de estudos era mais seguro do do que o uso de chapas fotográficas, já que estas, podem ser afetadas por muitos tipos de influências diferentes.
    Camila Nicola Dias Santana NÚMERO 4

    ResponderExcluir
  5. Correção da Questão 01 - respondida por Letícia Kamino
    Resposta Gabarito: Becquerel acreditava que o urânio mancharia a chapa fotográfica somente na presença de luz, pois pensava que o que o urânio absorvia a luz e depois a liberava de volta. Por isso, quando o urânio manchou a chapa fotográfica dentro da gaveta escura, sem qualquer iluminação, foi uma grande surpresa.
    Conclusão: Resposta correta!

    ResponderExcluir
  6. Questão 3:
    O elemento rádio recebeu esse nome devido a intensa radiação que é capaz de emitir.

    Júlia Bastos- n° 22 Turma A
    Resposta :correta.
    Após descobrir um novo elemento,eles o nomearam rádio, devido à intensa radiação que emitia.
    Giovanna nº 8

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.