sábado, 26 de julho de 2014

RADIOATIVIDADE NA MESA

A radioatividade está presente na vida dos seres vivos de todas as formas. E assim como ela pode ser utilizada para fins destrutivos, ela auxilia o ser humano em suas atividades cotidianas, como na agricultura e na indústria.
1-
A radioatividade possui diversas aplicações benéficas à agricultura http://www.mundoeducacao.com/quimica/radioatividade-na-agricultura.htm

Na agricultura ela ajuda de diversas, formas como melhoramentos genéticos, fertilização, nutrição de plantas e problemas ambientais. Ela provoca a esterilização direta sobre as frutas comercializadas e ajuda no controle de pragas, o que interfere no ciclo reprodutivo dos insetos.
Diante todos os métodos, os mais aplicados nas áreas de plantações são: o acompanhamento do metabolismo das plantas, por meio de traçadores radioativos, que verificam o que elas precisam para crescer, o que é absorvido pelas raízes e pelas folhas e onde um determinado elemento químico fica retido; e também o controle de pragas, esterilizando o “macho” com radiação gama (https://www.youtube.com/watch?v=GYl8kyk5IdU min:1:15) e depois solta-lo no ambiente para competirem com os normais, reduzindo sua produção sucessivamente ate a eliminação de pragas.

2-3-
Indústria que utiliza da radioatividade em algum processo/ Símbolo da radioatividade http://www.alunosonline.com.br/quimica/radioatividade-na-industria.html / http://www.upf.br/nexjor/?p=27587

Nas indústrias as técnicas nucleares são mais utilizadas para melhorar as qualidades dos processos. As principais aplicações são na medição de espessuras e de vazões de líquidos, bem como no controle da qualidade de junções de peças metálicas.
Como a radiação também se torna possível uma maior conservação de produtos industrializados, matando microrganismos que os decompõem; apesar de alterar o sabor e o aroma de alimentos, como o leite, é um processo eficaz e interessante para as indústrias.

Para melhor compreensão do texto:
1- Cite e explique um exemplo da utilização da radioatividade na agricultura.
2- Como é feita a conservação dos alimentos, por meio da radioatividade nas indústrias?
3- Como o uso da radiação na agricultura pode aumentar a produção?
4- Como uma alteração radioativa em um inseto pode beneficiar uma plantação?

Fontes:

 GRUPO 9
Camila Brostel Angelo - 3
Débora Oliveira Meireles - 6
João Arthur Rodrigues Vidal - 17



6 comentários:

  1. Questão 2-
    A radiação conserva produtos industrializados, matando microrganismos que os decompõem, porém alteram o aroma e o sabor.
    João Paulo 1a - Grupo 5

    ResponderExcluir
  2. Questão 4) Com uma alteração radioativa, os insetos poderiam morrer, ou talvez, se for emitida a radiação gama os indivíduos ''machos'' da espécie de insetos ficariam esterilizados, e depois, quando soltos no ambiente, esses passariam a competir com os outros indivíduos de sua espécie (que não sofreram alteração radioativa), levando à diminuição do número de indivíduos dessa espécie e depois de um certo tempo à redução total do número de indivíduos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao Arthur - 17: O objetivo do uso dos raios gama em alguns indivíduos machos nao e apenas o seu obito mas a proliferacao da radiacao pela populacao e assim a extincao dessa no local

      Excluir
  3. Nicolas; 32; Questão 3: Para um aumento da produção a radioatividade nutri e fertiliza as plantas. Além disso, provoca a esterilização direta sobre as frutas comercializadas e ajuda no controle de pragas.

    ResponderExcluir
  4. questão 1 "Cite e explique um exemplo da utilização da radioatividade na agricultura."
    Um dos usos da radioatividade na agricultura é no combate de pragas. O inseto macho é esterilizado com a radiação gama e depois é solto para competir com os insetos normais no ambiente, o que reduz sua produção. Isso é feito até a extinção da praga.
    João Pedro n°19 Turma A

    ResponderExcluir
  5. correção:
    2) A resposta está completa visando o que está descrito no texto, porem há um erro, houve uma confusão do termo radiação e radioatividade, o correto seria radioatividade e não radiação como está escrito.
    3) A resposta está completa. Responde adequadamente a pergunta, utilizando o que foi informado no texto.

    camila brostel angelo - 3
    débora oliveira meireles - 6

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.